Cópia de blog e de livros

Tenho lido em vários blogs, artigos reclamando, sobre a cópia de conteúdo. É a famosa cultura do copiar e colar. De fato, tenho visto uma série de artigos que são simplesmente copiados e publicados em outros blogs, exatamente da mesma forma, sem nem uma vírgula tirada do lugar e grande parte das vezes nem são citadas as fontes. Ficam como se estivesse sido produzidos por aquele blog onde estão mostradas.
Não, eu não fui vítma dessa prática. Eu só imagino como deve ser desagradável você ver uma coisa feita por você ser dessa forma levada, sem nem um por favor ou obrigado.
Eu estou comentado sobre isso aqui, por uma notícia que li no Diário de Pernanbuco proveniente da Agência O Globo, sobre a adolescente alemã Helene Hegemann, de 17 anos, que escreveu o livro "Axolotle Atropelado" e alcançou um enorme sucesso de vendas com 100.000 cópias vendidas em 3 edições de forma muito rápida.
Tudo bem, não fosse a descoberta de um atento "bisbilhoteiro", o blogueiro alemão Deef Pirmasens que percebeu que boa parte da obra era fruto do famoso copiar e colar. Vários trechos do livro que fez todo esse sucesso, eram cópias literais de outras obras e que não foram em nenhum momento citadas.

A escritora se defende dizendo que: “Não existe originalidade, apenas autenticidade”, e ainda: “Não sinto que estou roubando nada, porque ponho todo o material num contexto único e completamente diferente”. 

E aí, o que você acha? considera esse tipo de trabalho arte, ou é só plágio mesmo?

Atualização 31/07/2011:

Agora já conheço a sensação de ser copiado. Vi um artigo daqui do Dicas e Curiosidades, Os recordes de Harry Potter, copiado literalmente em outro blog. Para ser honesto a minha primeira sensação foi de orgulho, por achar que se foi copiado era porque estava bom, mais logo a seguir, vi no mesmo blog outro artigo também copiado Novas pérolas dos estudantes e ai deu para ver como é desagradável a situação. Fiz um comentário no blog que copiou solicitando que colocassem pelo menos um link, mais o comentário foi simplesmente apagado. 

3 comentários:

Dreamer Girl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dreamer Girl disse...

É sempre algo muito desagradável ter o conteúdo copiado. Infelizmente, não há uma maneira 100% eficiente de se proteger dos plagiadores. Lamentável.

Críticas e Polêmicas - Catarino disse...

Citar ou se basear em textos de terceiros até pode, mas necessário citar a fonte e obter a autorização do autor, senão é plágio.
No mundo dos blogs as cópias são diárias e há blogueiros que vivem só de cópias e fazem sucesso.